DAAB

CONHEÇA A COORDENAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA

O QUE É A COORDENAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA?

Somos um grupo dentro do DAAB com interesse em estudar, debater e divulgar assuntos de saúde pública. Nossos objetivos gerais são:

      • Fomentar discussões sobre esse tema entre a comunidade discente da FM UFMG; 
      • Participar do controle social do SUS e estimular a participação de estudantes nesse processo

Enquanto espaço ocupado e conduzido por estudantes, buscamos trabalhar assuntos negligenciados, promovendo o debate acerca de políticas públicas de saúde vigentes no país e seus contextos de aplicação.

Entendemos que, para uma formação médica completa e de qualidade, é imprescindível a compreensão das realidades e necessidades da população e a devida capacitação para que possamos atendê-la da maneira adequada.

Dentro de uma instituição de ensino pública e federal, em que o cenário de prática e aprendizado é composto majoritariamente por equipamentos do Sistema Único de Saúde, o entendimento da estruturação da Saúde Pública é quase uma obrigação ética. O SUS é uma grande conquista da sociedade civil brasileira e pode ser interpretado como um marco civilizatório. A existência de um sistema de saúde público, universal e gratuito não é comum em outros países, especialmente quando se consideram as dimensões populacional e territorial do Brasil.  

Em nossas ações, buscamos trazer informações qualificadas que enriqueçam a nossa formação e que nos capacitem a somar forças à luta pela defesa do SUS. A participação estudantil, que há muito protagoniza movimentos sociais e reformistas por meio da formação, capacitação e conscientização coletiva é essencial para a garantia de um Sistema Único de Saúde cada vez mais forte, que possa garantir o direito constitucional à saúde.

ALGUNS PROJETOS

Atuando através de Grupos de Trabalho, são desenvolvidos projetos diversos, que buscam desde a conscientização sobre a situação da saúde no Brasil, até a discussão da inclusão de grupos minoritários. Alguns desses projetos são apresentados na galeria ao lado:

O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

 As Políticas Públicas de Saúde são programas, ações e decisões elaboradas e implementadas pelos governos nacional, estadual e municipal, com participação direta ou indireta da sociedade civil, que visam garantir à população o direito constitucional à saúde.

 

Imagem de uma mesa redonda com 5 pessoas com as mãos esticadas em direção ao centro da mesa, todas se encontrando

A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) é um exemplo de Política Pública Nacional de Saúde. Objetiva promover a saúde integral LGBT, combatendo a discriminação e o preconceito institucional, além de contribuir para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo.

Imagem com escrito superior Politica Nacional de Saude Integral. Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Embaixo tem desenhos nas cores da bandeira LGBT representando esses grupos e embaixo o nome dos criadores da campanha

Outro exemplo, entre muitos, é a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) que objetiva promover a integralização da saúde da população negra, priorizando o combate ao racismo através da redução das desigualdades étnico-raciais e da discriminação racial nas instituições e serviços do SUS. Tal medida possui um caráter compensatório em virtude das discriminações raciais existentes ao longo da história do Brasil, priorizando o atendimento de comunidades quilombolas e facilitando o acesso a exames de doenças que atingem majoritariamente a população negra, como a anemia falciforme.

Imagem escrito Politico Nacional de Saude Integral da População Negra com fundo laranja, amarelo, vermelho, preto e verde
    1. Política nacional de Saúde integral da População negra – PNSIPN

  A política:

  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacao_negra_3d.pdf

    1. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas – PNASPI

  Informações gerais:

  http://www.funai.gov.br/index.php/saude

    1. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência

  Informações gerais

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-com-deficiencia

    1. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional – PNAISP

 Mais informações sobre a PNAISP :

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pnaisp/

    1. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – PNSPI

  Diretrizes e Estratégias da política:

  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/politica_nacional_pessoa_idosa_2009.pdf

    1. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)

  A política

  https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf

    1. Política Nacional de Saúde Mental

  Informações gerais

  http://www.saude.sp.gov.br/humanizacao/areas-tematicas/saude-mental

    1. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – PNAISM

  Informações gerais

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf

    1. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNST

  Informações gerais

  https://saude.to.gov.br/vigilancia-em-saude/ambiental-e-saude-do-trabalhador/saude-do-trabalhador/

    1. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem – PNAISH

  Informações gerais

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-homem#:~:text=A%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de%20Aten%C3%A7%C3%A3o,diferentes%20n%C3%ADveis%20de%20desenvolvimento%20e

CONTROLE SOCIAL